Tem mais de 20 anos de experiência de trabalho relacionados com a Internet, tendo acumulado também valências de empreendedor e de líder de topo. O sueco Göran Marby é o novo CEO do ICANN, posição que vai assumir oficialmente a partir de maio.

O nórdico vai suceder a Fadi Chehadé, que vai manter-se na posição de diretor executivo até 15 de março. No período intermédio será o presidente da divisão de domínios globais do ICANN, Akram Atallah, quem vai assumir a liderança provisória.

Até agora Göran Marby era o diretor do regulador sueco para o segmento das comunicações - o equivalente da ANACOM - e fundou a empresa AppGate Networks Security.

Göran Marby terá como missão gerir da melhor forma possível o processo de transição que o ICANN está a viver. O grande ponto da questão está relacionado com a administração da IANA - a entidade responsável por atribuir os domínios de topo - e que ainda tem ligação direta aos EUA. O objetivo é tornar o organismo mais independente de interesses económicos e políticos.

“Estou bastante entusiasmado por fazer parte do ICANN e juntar-me ao início de uma nova era para a organização e para  a comunidade da Internet”, disse em comunicado o novo diretor executivo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.