Os trabalhos de desenvolvimento para a criação de novos portais do Cidadão e da Empresa já começaram. E as soluções serão baseadas em software de código aberto. A confirmação foi dada pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

"Após um processo de análise que ponderou diversas tecnologias de suporte aos novos portais, optou-se por uma solução open source", afirma a AMA num comunicado publicado no site oficial, onde também explica as razões que motivaram a escolha.

"Além da robustez, fiabilidade e abrangência na implementação de requisitos funcionais, [a solução open source] gerará poupanças de algumas centenas de milhares de euros face a outras soluções proprietárias", lê-se na nota oficial.

A opção pelo software livre tinha sido antecipada no relatório de atividades de 2011 da entidade, onde esta era apontada como a mais barata das avaliadas - num contexto em que mesmo a solução proprietária menos dispendiosa obrigaria a gastar, pelo menos, mais 843 mil euros a 5 anos.

Continua, porém, por esclarecer quando estará concluído o projeto que trará as novas versões dos portais do Cidadão e da Empresa, originalmente lançados em 2004 e 2006, respetivamente.

Os sites são descritos pela AMA como "as principais portas de entrada agregadoras dos serviços eletrónicos prestados pela Administração Pública Portuguesa". A partir do Portal do Cidadão são disponibilizados 1138 serviços de 336 entidades. O Portal da Empresa reúne 4019 serviços e 143 entidades.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.