
O governo britânico encerrou 1.500 sites da administração central no âmbito de um programa que visa otimizar e dar coerência à presença pública online do Reino Unido. No ano passado o programa reduziu o número de sites públicos britânicos a 820. Atualmente existem 444 e o objetivo é continuar a reduzir, até chegar aos 134.
Os serviços inseridos nos sites encerrados passam a estar disponíveis através de outras moradas eletrónicas, que centralizam a presença do Estado num menor número de endereços web. O objetivo final é aliás o de agrupar num único domínio todos os serviços públicos acessíveis online, uma tarefa para o projeto Alpha Gov que está em fase beta.
No entanto, e mesmo antes de cumprir o objetivo final, o Reino Unido já soma poupanças com a redução do número de presenças online. Só o encerramento de três sites do ministério da educação permitiu poupar 1,7 milhões de libras, refere uma nota oficial.
A reorganização da presença online do Estado britânico teve início em 2010 e foi apurada depois de conhecidos os resultados de um estudo, que concluiu que o governo publica "milhões de páginas na web, através de centenas de websites diferentes", o que provoca uma "duplicação significativa" e uma "enorme inconsistência", no que se refere à experiência do utilizador.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Já pode jogar em streaming os jogos da Xbox que estão na sua biblioteca -
App do dia
Há uma nova app para os fãs da Nintendo que acaba de chegar às lojas da Google e Apple -
Site do dia
Experimente as novas vozes e personalidades do gpt-o4 em OpenAI.fm -
How to TEK
Faça “mirror” do iPhone ou iPad diretamente no ecrã do computador
Comentários