
O governo indiano anunciou a proibição de 118 aplicações móveis. Todas elas têm ligações à China, tal como as 59 que foram inicialmente proibidas no passado mês de junho. Em comunicado, o ministério responsável pelos assuntos tecnológicos explicou a decisão com a necessidade de assegurar "a segurança do Estado".
No lote de aplicações banidas está o popular jogo PUBG Mobile, embora as versões para consola e PC não tenham sido afetadas. Há também aplicações da empresa de ecommerce, Alibaba, mas o jogo destaca-se em termos de popularidade, uma vez que tem cerca de 40 milhões de utilizadores ativos, por mês, só na Índia.
As autoridades indianas dizem ter provas de como estas apps estavam a ser utilizadas para canalizar dados de utilizadores para servidores não indianos.
"A compilação destes dados, bem como a sua análise e perfilagem, por parte de elementos estranhos à segurança e defesa nacional da Índia [...] é um assunto sério que nos levanta algumas preocupações e que requer medidas urgentes", assumiu o ministro responsável pela pasta.
Na sequência deste caso, a Índia debate também a possível criação de leis que exijam o consentimento expresso dos utilizadores para que os seus dados sejam utilizados para outros fins.
Importa ainda sublinhar que esta decisão foi tomada numa altura em que as tensões políticas entre China e Índia estão a subir de tom.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Site do dia
Design de qualidade profissional acessível a todos? Espreite o Recraft.AI e confirme -
App do dia
Multi Timer é uma app gratuita para gerir o tempo mas com alarmes -
Montra TeK
Quer entrar na nova geração móvel? Conheça 7 smartphones 5G por menos de 400 euros -
How to TEK
Quer experimentar o novo Bing com IA da Microsoft? Veja o que precisa de fazer
Comentários