O governo de Porto Rico foi burlado em mais de 2,6 milhões de dólares na sequência de uma fraude orquestrada através de um esquema de phishing. A Associated Press relata que uma agência pública autorizou a transferência de fundos no passado dia 17 de janeiro, mas o incidente só foi descoberto esta semana.

O executivo local já está a trabalhar com o FBI numa investigação para recuperar o dinheiro perdido.

Kaspersky alerta para o aumento de ataques de spam e phishing utilizando websites das empresas
Kaspersky alerta para o aumento de ataques de spam e phishing utilizando websites das empresas
Ver artigo

Ruben Rivera, diretor financeiro da agência responsável pelo desenvolvimento industrial da região, confirmou à Associated Press que a agência recebeu um email que alegava uma suposta mudança numa das contas bancárias que beneficiava de um pagamento mensal do executivo. De seguida, o governo efetuou um pagamento para a conta que alegadamente substituía a antiga.

Não se sabe como é que as autoridades descobriram estar a ser alvo de um esquema fraudulento, nem se as operações do governo foram substancialmente impactadas pela perda dos fundos.

A fraude recorda-nos do perigo associado a esquemas do género, principalmente por estarmos a falar do governo de Porto Rico. Por culpa de um olho menos atento, Porto Rico acabou por perder mais de 2,6 milhões de dólares. O facto de a região estar a meio de uma recessão agudiza o impacto deste esquema de phishing que pode vir a prejudicar a vida de milhares de famílias locais.