Nem o Instagram está a salvo de ser palco para uma variedade de fraudes e os especialistas da Avast alertam para novas tendência na rede social do universo da Meta com esquemas fraudulentos centrados em criptomoedas.
Entre alguns dos mais recentes casos incluem-se esquemas onde os cibercriminosos tomam controlo da conta da vítima, exigindo um resgate caso esta a queira recuperar. Os investigadores da Avast detalham que, na maioria dos casos, tudo começa com uma tentativa de phishing, sobretudo através de links enviados em mensagens que, à primeira vista, podem até parecer “inofensivas”.
Noutro tipo de esquema comum, os cibercriminosos aproveitam-se de utilizadores com poucos conhecimentos acerca do mundo das criptomoedas, aliciando-os com promessas de ganharem quantias avultadas. Os especialistas indicam que, nestes casos, os atacantes propõem-se a “ajudar” as vítimas a fazer investimentos, cobrando-lhes depois supostas taxas ou roubando-lhes todo o dinheiro investido.
Existem também esquemas onde os cibercriminosos se apropriam de contas e obrigam as vítimas a gravar vídeos onde “afirmam” que aumentaram as suas fortunas através de investimentos em criptomoedas, de modo a fazer com que outros utilizadores menos incautos sejam defraudados.
Para o ajudar a não ser “pescado” em esquemas de fraudulentos no Instagram, os especialistas deixam algumas dicas úteis. Em primeiro lugar, não deve clicar em links suspeitos que recebe através de mensagens ou que vê em Stories, mesmo que pareçam ter sido enviados por contactos que considera de confiança.
No que toca a mensagens é recomendável desconfiar de tudo o que pareça suspeito. Não deve também responder a pedidos de suposta “ajuda” por parte de pessoas que desconhece pessoalmente.
Ativar a autenticação de dois fatores é um dos passos fundamentais para manter a segurança da sua conta no Instagram, assim como manter a aplicação atualizada e apostar numa solução de segurança para proteger o seu smartphone.
Por outro lado, se cair numa burla no Instagram também existem algumas medidas que pode tomar para mitigar as consequências, entre recorrer às funcionalidades da rede social para recuperar a sua conta caso tenha sido hackeada, mudar a sua password, reportar a conta que está a levar a cabo os esquemas e alertar os seus conhecidos para o que se está a passar.
Para lá do Instagram, recorde-se um novo esquema que anda a circular online, conhecido como phishing de “quatro palavras” e tem origem em mensagens no Messenger da Meta. Se suspeita que a sua conta possa ter sido afetada, o SAPO TEK preparou um artigo onde pode ver que medidas deve tomar.
O SAPO TEK reuniu alguns dos exemplos mais recentes de ataques de phishing, que pode verificar nas imagens da galeria abaixo
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários