Nem o Instagram está a salvo de ser palco para uma variedade de fraudes e os especialistas da Avast alertam para novas tendência na rede social do universo da Meta com esquemas fraudulentos centrados em criptomoedas.

Entre alguns dos mais recentes casos incluem-se esquemas onde os cibercriminosos tomam controlo da conta da vítima, exigindo um resgate caso esta a queira recuperar. Os investigadores da Avast detalham que, na maioria dos casos, tudo começa com uma tentativa de phishing, sobretudo através de links enviados em mensagens que, à primeira vista, podem até parecer “inofensivas”.

Noutro tipo de esquema comum, os cibercriminosos aproveitam-se de utilizadores com poucos conhecimentos acerca do mundo das criptomoedas, aliciando-os com promessas de ganharem quantias avultadas. Os especialistas indicam que, nestes casos, os atacantes propõem-se a “ajudar” as vítimas a fazer investimentos, cobrando-lhes depois supostas taxas ou roubando-lhes todo o dinheiro investido.

Existem também esquemas onde os cibercriminosos se apropriam de contas e obrigam as vítimas a gravar vídeos onde “afirmam” que aumentaram as suas fortunas através de investimentos em criptomoedas, de modo a fazer com que outros utilizadores menos incautos sejam defraudados.

Para o ajudar a não ser “pescado” em esquemas de fraudulentos no Instagram, os especialistas deixam algumas dicas úteis. Em primeiro lugar, não deve clicar em links suspeitos que recebe através de mensagens ou que vê em Stories, mesmo que pareçam ter sido enviados por contactos que considera de confiança.

Recebeu esta mensagem no Messenger de um amigo do Facebook? Não abra
Recebeu esta mensagem no Messenger de um amigo do Facebook? Não abra
Ver artigo

No que toca a mensagens é recomendável desconfiar de tudo o que pareça suspeito. Não deve também responder a pedidos de suposta “ajuda” por parte de pessoas que desconhece pessoalmente.

Ativar a autenticação de dois fatores é um dos passos fundamentais para manter a segurança da sua conta no Instagram, assim como manter a aplicação atualizada e apostar numa solução de segurança para proteger o seu smartphone.

Por outro lado, se cair numa burla no Instagram também existem algumas medidas que pode tomar para mitigar as consequências, entre recorrer às funcionalidades da rede social para recuperar a sua conta caso tenha sido hackeada, mudar a sua password, reportar a conta que está a levar a cabo os esquemas e alertar os seus conhecidos para o que se está a passar.

Para lá do Instagram, recorde-se um novo esquema que anda a circular onlineconhecido como  phishing de “quatro palavras” e tem origem em mensagens no Messenger da Meta. Se suspeita que a sua conta possa ter sido afetada, o SAPO TEK preparou um artigo onde pode ver que medidas deve tomar.

O SAPO TEK reuniu alguns dos exemplos mais recentes de ataques de phishing, que pode verificar nas imagens da galeria abaixo 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.