
O esquema “Cartas da Nigéria” já é um clássico das fraudes online e tem múltiplas variações. Contudo, à medida que um dos mais antigos esquemas a circularem por email para extorquir dinheiro se vai popularizando, também vão surgindo novos golpes com o mesmo objetivo.
Na burla mais recente, os utilizadores recebem um email de alguém que afirma ter hackeado os seus computadores e usado as webcams para gravar vídeos comprometedores das vítimas, ameaçando partilhar as imagens com todos os seus contactos, caso não haja um pagamento de um resgate em Bitcoins.
Contudo, o que torna este email especialmente alarmante é que, para provar a sua autenticidade, os hackers fazem referência a uma password verdadeira previamente vinculada ao endereço de email do utilizador em causa.
Alguns destinatários desta campanha verificaram que a password incluída no email era antiga e já não estava em uso, mas para aqueles que têm a mesma senha há anos o esquema pode parecer mais realista, de acordo com o blog Krebs on Security.
Nestes casos, o melhor é atualizar as suas passwords e adotar o sistema de autenticação de dois factores. O FBI também aconselha a não enviar imagens comprometedoras e a ser cauteloso em relação a anexos enviados por pessoas desconhecidas. E claro, a não pagar qualquer resgate.
Em destaque
-
App do dia
Quer pôr o rover Perseverance da NASA a “passear” pela sala de estar? Com a Mission to Mars AR é possível -
Site do dia
Aborrecido das videoconferências? No Jel pode fazer reuniões como se estivesse num videojogo -
Montra TEK
8 áreas a explorar para ter uma Casa Inteligente e uma ajuda preciosa no teletrabalho -
How to TEK
O seu smartphone liga-se constantemente a redes que não funcionam? Saiba como desligar a ligação automática -
Especial: O melhor e pior de 2020
Comentários