Durante o período de Natal, 43 por cento dos consumidores britânicos entrevistados numa pesquisa garantem que pretendem realizar parte das suas compras via Internet, um número próximo do obtido nos Estados Unidos onde 46 por cento dos entrevistados mostram a mesma intenção.



Face aos dados recolhidos no ano anterior, esta pesquisa revela uma aproximação nos hábitos de consumo dos dois mercados, já que no ano passado havia um diferencial de 10 por cento no número de respostas positivas obtidas num e noutro mercado (21 e 31 por cento).



A pesquisa deste ano, realizada pela Retail Decisions, uma entidade especialista na prevenção de fraude com cartões de crédito, os consumidores dos dois países procuram produtos semelhantes nas suas compras online, embora com prioridades diferentes. Enquanto nos Estados Unidos os livros lideram a tabela de vendas online, com 22 por cento das respostas, no Reino Unido essa tabela é liderada pela compra de viagens, resposta dada por 27 por cento dos inquiridos.



Os segundos e terceiros lugares das duas tabelas são preenchidos com viagens e estadias, no caso dos Estados Unidos e estadias e livros, no caso do Reino Unido, o que revela necessidades idênticas nos dois países para a procura deste canal.



A média de idades dos utilizadores das lojas online é idêntica em ambos os países variando entre os 35 e os 49 anos. O segundo grupo que mais adquire online é o que se situa entre os 50 e 64, revela novamente dados dos dois países.



Mais de metade dos inquiridos em ambos os países minimizam os perigos de comprar online considerando que essa experiência não tem pontos negativos, isto embora o mesmo estudo revela um aumento de 46 por cento nas transacções potencialmente suspeitas realizadas via Internet face ao ano passado.



À semelhança do que aconteceu no ano passado a maioria dos inquiridos voltam a referir que a rapidez, a facilidade de utilização e a conveniência são as principais razões para fazer compras online.



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