Não é para já claro como terão sido recolhidos os dados dos utilizadores: nem a partir de que serviços, nem tirando partido de que tipo de falha de segurança. Contudo, o gabinete alemão para a segurança da informação lançou o alerta e uma ferramenta que permite aos utilizadores confirmarem se os dados associados ao seu email foram ou não acedidos por terceiros.



A medida é considerada a forma mais eficaz de comunicar às potenciais vítimas que podem estar em risco e que devem alterar senhas de acesso aos serviços que usam online, como as redes sociais ou contas em lojas online. uma vez introduzido o email na aplicação online criada pela agência, o utilizador será informado por email, caso a sua conta tenha mesmo sido comprometida.



Em declarações à imprensa local, responsáveis da agência indicaram que o caso continua em investigação e por isso não é para já possível avançar mais dados relativamente à utilização dos dados identificados.



Os responsáveis do BSI admitem poder estar perante um mega esquema de roubo de identidade, mas ainda não estão em condições de perceber quais as implicações do esquema para as contas visadas pelo roubo de dados.


Também não são conhecidos detalhes relativamente às botnets que estavam a ser investigadas quando os dados foram descobertos. Estas redes zoombie compilam máquinas onde foi instalado malware que as torna comandáveis à distância. Quem opera as redes usa os computadores ao seu serviço para executar ataques de diferentes tipos.



A imprensa alemã garante hoje que as autoridades têm conhecimento do roubo de dados desde dezembro mas mantiveram a informação em segredo até terem tempo para preparar a operação de divulgação do esquema.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.