A operação, liderada pela polícia espanhola em colaboração com autoridades de países como França, Estónia e Estados Unidos, levou à detenção de cinco suspeitos, três nas Ilhas Canárias e dois em Madrid, acompanhada por buscas.
De acordo com a Europol, os líderes da rede criminosa terão usado uma rede de cúmplices espalhados por vários países para levarem a cabo as suas atividades fraudulentas.
Os investigadores suspeitam que a organização criminosa tenha criado uma estrutura empresarial e bancária sediada em Hong Kong, recorrendo a plataformas de pagamento online e contas em nome de várias pessoas para receber, armazenar e transferir os lucros ilícitos.
À medida que a investigação continua em curso, a Europol avança que as fraudes online são uma das principais ameaças à segurança interna da União Europeia, afetando cidadãos, empresas e instituições públicas.
“A escala, variedade, sofisticação e alcance dos esquemas de fraude online são sem precedentes”, realça a agência, que prevê que este tipo de criminalidade aumente significativamente, impulsionado pelo uso de Inteligência Artificial.
Em destaque
-
Multimédia
Football Manager 26 regressa depois de um ano "lesionado". É para ganhar o campeonato? -
Site do dia
Ondas de 20 metros registadas a partir do espaço funcionam como "mensageiras" de tempestades -
App do dia
Viva a história emocionante de Anne através da resolução de puzzles -
How to TEK
Foi adicionado a um grupo no WhatsApp por alguém que não conhece? Saiba como sair de “mansinho” e reportar
Comentários