Um grupo de hackers, que toma o nome Ransomed.vc, alega ter atacado os sistemas informáticos da Sony, colocando os dados roubados à venda na sua página na Dark Web.

De acordo com dados avançados pelo website Cyber Security Connect, os cibercriminosos operam desde setembro e aparentam ter ligações a outros grupos, assim como a fóruns de hackers.

Numa nota deixada pelo na sua página na Dark Web, o grupo alega que comprometeu com sucesso todos os sistemas da Sony. Os piratas informáticos afirmam que, uma vez que a gigante nipónica se recusa a pagar um resgate, os dados roubados estão à venda.

Hackers alegam ter comprometido os sistemas da Sony e colocam dados roubados à venda
Mensagem deixada pelo grupo de piratas informáticos. créditos: (Via Cyber Security Connect)

O grupo inclui também algumas “provas” de como conseguiram comprometer os sistemas da Sony, como capturas de ecrã e ficheiros. Foi também publicada uma lista com o que os piratas informáticos afirmam ser todos os ficheiros roubados. No entanto, a lista contém apenas 6.000 itens.

Incluída na mensagem está também uma data de publicação, marcada para o próximo dia 28 de setembro e acredita-se que, caso os dados não encontrem um comprador até lá, os hackers vão expô-los ao público. Para já, a Sony ainda não fez qualquer tipo de comentários acerca deste alegado ciberataque.

Recorde-se que, em 2011, a PlayStation Network (PSN) da Sony foi alvo de um ciberataque. Ao todo, cerca de 77 milhões de utilizadores da PSN tiveram os seus dados pessoais comprometidos. Entre as informações roubadas estavam nomes, endereços de correio eletrónico, credenciais de acesso e até dados bancários dos jogadores.