O Governo português tem estado debaixo de fogo dos grupos dos hackers. Depois de vários ataques a sites de embaixadas de Portugal, os piratas informáticos hackaram ontem dois sites institucionais, o Portal para a Igualdade e o site do Centro de Gestão de Rede Informática do Governo.

Segundo relata a agência Lusa, que acedeu às páginas na sequência de um alerta do blog português WebSegura, por volta das 16:00 de ontem os referidos sites tinham sido substituídos por páginas de fundo negro, com a inscrição "!! Hacked", uma frase em árabe e um link para um vídeo no youtube. Esta manhã a normalidade tinha sido reposta, mas as capturas de imagem dos sites estão disponíveis online, aqui e aqui.

[caption]captura parcial da página[/caption]

O ataque desta terça-feira terá sido levado a cabo pelo grupo de hackers NeT-DeViL, que também reclamara a autoria das investidas feitas a semana passada contra os sites das embaixadas portuguesas no Irão, Reino Unido e República Checa, nos quais deixaram páginas semelhantes às acima descritas.

Para além destas, foram atacadas as representações portuguesas em Berlim, Madrid e Maputo. Os piratas em questão identificaram-se como Sanfour25 e substituíram os sites legítimos por páginas em branco onde se podia ler a assinatura do grupo, descreve o blog WebSegura.

Segundo o site Zone-H, os ataques começaram a ser reportados a 18 de agosto e ter-se-ão prolongado por vários dias. Os grupos de hackers terão explorado uma falha comum a todos os sites, provavelmente decorrente da utilização da mesma plataforma, à semelhança do que aconteceu há alguns meses com as Juntas de Freguesia.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.