O Governo português tem estado debaixo de fogo dos grupos dos hackers. Depois de vários ataques a sites de embaixadas de Portugal, os piratas informáticos hackaram ontem dois sites institucionais, o Portal para a Igualdade e o site do Centro de Gestão de Rede Informática do Governo.

Segundo relata a agência Lusa, que acedeu às páginas na sequência de um alerta do blog português WebSegura, por volta das 16:00 de ontem os referidos sites tinham sido substituídos por páginas de fundo negro, com a inscrição "!! Hacked", uma frase em árabe e um link para um vídeo no youtube. Esta manhã a normalidade tinha sido reposta, mas as capturas de imagem dos sites estão disponíveis online, aqui e aqui.

[caption]captura parcial da página[/caption]

O ataque desta terça-feira terá sido levado a cabo pelo grupo de hackers NeT-DeViL, que também reclamara a autoria das investidas feitas a semana passada contra os sites das embaixadas portuguesas no Irão, Reino Unido e República Checa, nos quais deixaram páginas semelhantes às acima descritas.

Para além destas, foram atacadas as representações portuguesas em Berlim, Madrid e Maputo. Os piratas em questão identificaram-se como Sanfour25 e substituíram os sites legítimos por páginas em branco onde se podia ler a assinatura do grupo, descreve o blog WebSegura.

Segundo o site Zone-H, os ataques começaram a ser reportados a 18 de agosto e ter-se-ão prolongado por vários dias. Os grupos de hackers terão explorado uma falha comum a todos os sites, provavelmente decorrente da utilização da mesma plataforma, à semelhança do que aconteceu há alguns meses com as Juntas de Freguesia.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes