A 30 de março, a Sonae MC, dona do Continente, foi vítima de um ataque informático. Uma semana depois, o Continente Online e a app Cartão Continente, cujo funcionamento foi afetado, foram repostos. Embora a Sonae MC afirme que não há a evidência de que os dados pessoais de clientes tenham sido comprometidos, os hackers do grupo RansomEXX, que reivindicaram o ataque, já começaram a expor informação da empresa online.

O Expresso avança que o grupo de piratas informáticos, conhecido por operar o ransomware RansomEXX, expôs na Dark Web 56 ficheiros, correspondendo a 27 GB de dados da Sonae.

Ao que tudo indica, a informação presente nos ficheiros não está relacionada com clientes, mas sim com o próprio negócio da empresa, tendo sido extraída dos sistemas que suportam o website e o cartão do Continente, assim como do website da Wells. De acordo com uma captura de ecrã partilhada pelos hackers, os dados parecem apontar para inventários de produtos à venda.

Para já, a dona do Continente não confirma se foi vítima de um ataque de ransomware nem se recebeu qualquer tipo de pedido de resgate. A empresa também não se manifesta em relação à reivindicação por parte dos piratas informáticos.

Continente Online e app do cartão Continente voltam a funcionar uma semana depois do ataque à Sonae
Continente Online e app do cartão Continente voltam a funcionar uma semana depois do ataque à Sonae
Ver artigo

Recorde-se que, hoje, a Sonae MC indicou em comunicado que, uma vez que o website do Continente e app do seu cartão foram repostos, “já é possível comprar online, consultar e utilizar saldo; visualizar, recuperar e usar cupões, consultar movimentos, vantagens, marcas associadas e informação sobre lojas e ainda beneficiar da caderneta de selos”.

A Sonae MC espera “em breve ter disponíveis os restantes serviços da app Cartão Continente: recuperar transações; Continente Pay e novas adesões à app”. A empresa realçou também que "está a trabalhar com as autoridades nacionais e internacionais para se identificar e punir os responsáveis por este ato criminoso”

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.