A 30 de março, a Sonae MC, dona do Continente, foi vítima de um ataque informático. Uma semana depois, o Continente Online e a app Cartão Continente, cujo funcionamento foi afetado, foram repostos. Embora a Sonae MC afirme que não há a evidência de que os dados pessoais de clientes tenham sido comprometidos, os hackers do grupo RansomEXX, que reivindicaram o ataque, já começaram a expor informação da empresa online.
O Expresso avança que o grupo de piratas informáticos, conhecido por operar o ransomware RansomEXX, expôs na Dark Web 56 ficheiros, correspondendo a 27 GB de dados da Sonae.
Ao que tudo indica, a informação presente nos ficheiros não está relacionada com clientes, mas sim com o próprio negócio da empresa, tendo sido extraída dos sistemas que suportam o website e o cartão do Continente, assim como do website da Wells. De acordo com uma captura de ecrã partilhada pelos hackers, os dados parecem apontar para inventários de produtos à venda.
Para já, a dona do Continente não confirma se foi vítima de um ataque de ransomware nem se recebeu qualquer tipo de pedido de resgate. A empresa também não se manifesta em relação à reivindicação por parte dos piratas informáticos.
Recorde-se que, hoje, a Sonae MC indicou em comunicado que, uma vez que o website do Continente e app do seu cartão foram repostos, “já é possível comprar online, consultar e utilizar saldo; visualizar, recuperar e usar cupões, consultar movimentos, vantagens, marcas associadas e informação sobre lojas e ainda beneficiar da caderneta de selos”.
A Sonae MC espera “em breve ter disponíveis os restantes serviços da app Cartão Continente: recuperar transações; Continente Pay e novas adesões à app”. A empresa realçou também que "está a trabalhar com as autoridades nacionais e internacionais para se identificar e punir os responsáveis por este ato criminoso”
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários