Depois de alegarem que roubaram quase 10 TB de dados da Western Digital, os hackers que a atacaram ameaçam agora expor toda a informação caso a empresa não os contacte para negociar um resgate avultado com, pelo menos, oito dígitos.

No início de abril, a Western Digital, conhecida pelas suas soluções de armazenamento de dados, anunciou que tinha sido vítima de um incidente de segurança. De acordo com a informação avançada, os atacantes conseguiram exfiltrar dados após se terem infiltrado nos sistemas da empresa.

Em declarações ao website TechCrunch, um dos hackers que atacaram a Western Digital afirma que o objetivo do ataque era ganhar dinheiro, embora o grupo tenha decidido não usar ransomware para encriptar os dados. Segundo o hacker, a tecnológica foi escolhida ao acaso, tal como sucede com os restantes alvos do grupo.

Apesar de a empresa não divulgar que tipo de dados foram roubados, indicando que está ainda a investigar o sucedido, os piratas informáticos alegam que conseguiram roubar informação dos clientes, assim como dados de um backoffice SAP utilizado pela tecnológica.

Sem entrar em mais pormenores acerca dos dados roubados, ou até sobre a forma como os hackers se infiltraram nos sistemas, o pirata informático afirma apenas que a “porta de entrada” foi uma vulnerabilidade na infraestrutura da empresa.

Segundo informação partilhada pelo hacker, que inclui, por exemplo, capturas de ecrã de uma conta da Western Digital na plataforma Box e de um email interno, o grupo é agora capaz de utilizar o certificado de assinatura da empresa. Além disso, os piratas informáticos partilharam vários números de telefone que pertencem a executivos da tecnológica.

Caso a Western Digital não entre em contacto com os hackers, os mesmos afirmam que vão publicar os dados roubados no website do grupo de ransomware Alphv. O pirata informático afirma que o grupo a que pertence não está ligado diretamente ao Alphv, mas que reconhece que são profissionais.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.