O FBI foi alvo de uma tentativa de ciberataque aos seus sistemas informáticos. A agência do governo dos Estados Unidos está a investigar o sucedido e afirma que já foram tomadas medidas para conter o impacto do incidente.

Em declarações à CNN, duas fontes com conhecimento na matéria avançam que o incidente, que se terá passado nos escritórios do FBI em Nova Iorque, envolveu um sistema utilizado em investigações relacionadas com exploração sexual de crianças.

Para já ainda não há certezas quanto à origem do ataque informático, mas, à imprensa internacional, o FBI indica que “está ciente do incidente” e que está a trabalhar para recolher mais informação.

Recorde-se que, ainda em 2021, um ataque aos servidores do FBI resultou em centenas de milhares de emails de spam.

Ataque aos servidores do FBI resulta em centenas de milhares de emails de spam
Ataque aos servidores do FBI resulta em centenas de milhares de emails de spam
Ver artigo

Na altura, a agência confirmou que as mensagens enviadas eram falsas e que uma “má configuração de software” permitiu que hackers conseguissem aceder temporariamente à infraestrutura usada para comunicar com autoridades e parceiros.

Ao que tudo indica, o incidente terá sido parte de uma campanha para manchar a reputação de Vinny Troia, especialista de cibersegurança da NightLion Security, que, nos emails falsos é apresentado como um cibercriminoso associado ao grupo The Dark Overlord.