O Heardle é um sucedâneo do mais popular, Wordle. O jogo que nos desafia a descobrir a palavra do dia atingiu um pico de popularidade que o levou a ser adquirido pelo The New York Times e acabou por inspirar outros programadores a desenvolver paralelos com outros elementos - neste caso, a música. O jogo foi agora comprado pelo Spotify que assim conclui a sua primeira aquisição do género.

No Heardle, a ideia é adivinhar qual a música do dia, escutando trechos cada vez maiores da mesma. Ao todo, tem seis tentativas, sendo que ganha mais pontos quanto menos tempo da faixa ouvir.

Independentemente de acertar na resposta, o Heardle permite-lhe clicar num link para ouvir a música na íntegra e isso pode ter despertado a atenção da plataforma de streaming que assim ganha uma ferramenta para dar a conhecer música nova aos seus utilizadores. Note que, até agora, o jogo redirecionava os utilizadores para o Soundcloud, mas com a aquisição, isso muda.

O Spotify garante que vai manter o Heardle gratuito para todos, bem como seu design e experiência, com a excepção da fonte usada no site que agora combina com a da marca sueca.

A integração do jogo com o Spotify já foi concluída nos EUA, Reino Unido, Irlanda, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, países onde o Heardle está agora alojado o site do próprio Spotify.

Nos territórios onde esta integração ainda não foi feita, deixou de ser possível jogar Heardle, pelo menos por agora. O Spotify tem planos para levar o jogo a mais países, bem como a mais línguas. Em adição, a empresa garante que está a estudar formas de dar novas dimensões ao jogo.

"Estamos sempre à procura formas novas, inovadoras e divertidas de estimular a descoberta de música nova e de ajudar os artistas a chegarem a novos fãs", disse, em comunicado, Jeremy Erlich, responsável global pelo departamento musical do Spotify.
"O Heardle provou ser uma forma divertida de conectar milhões de fãs com músicas que adora, bem como com músicas que desconheciam, sendo, ao mesmo tempo, uma forma de competir com amigos", rematou.