Entre as várias iniciativas da tech4COVID19, a nova plataforma Help4COVID19 pretende funcionar como um catalisador de ajuda às vítimas da pandemia de COVID-19, procurando encaminhar os pedidos a quem consiga dar resposta rápida e adequada ao que se pretende. Para isso basta um registo no website criado para a plataforma, que pretende ser simples e intuitiva de utilização.

A ferramenta funciona em formato de fórum e é de utilização gratuita, permitindo a interação e diálogo entre as duas partes, de quem precisa de apoio e quem pode ajudar. Caso necessite de apoio, basta preencher o formulário “Pedir apoio”, dando os respetivos dados pessoais para validar a inscrição. Do outro lado, usando um processo semelhante, estão os profissionais e especialistas que tencionam prestar ajudas específicas, sejam instalações, serviços, mão-de-obra ou doação de bens.

Na secção do website “Projetos de apoio” pode encontrar diversas iniciativas solidárias já criadas em ambiente de pandemia, que surgiram com o objetivo de responder aos diferentes problemas atuais. A informação é atualizada numa base diária, permitindo consultar quem tenha uma necessidade específica e perceber se já existe alguma iniciativa que possa solucionar o seu problema a decorrer.

Segundo João Neves, responsável pelo projeto, o Help4COVID19 pretende ser uma resposta rápida e eficaz às solicitações de ajuda, evitando as questões burocráticas que muitas vezes inviabilizam a rapidez do processo de apoio. A plataforma acumula profissionais em diversas áreas que disponibilizam o seu tempo para encontrar soluções para os problemas que surgem na plataforma.

O Help4COVID19 é mais uma ajuda do movimento tech4COVID19, que atualmente tem cerca de 40 outros projetos de apoio à população afetada pela pandemia do coronavírus.