Isto é não um slogan, é mesmo verdade: em média as pessoas que usam a rede social estão separadas de outros utilizadores do Facebook por 3,5 pessoas. A teoria original dos graus de separação defendia que cada pessoa estava separada de qualquer outra pessoa por seis individuos. Conclusão: a rede social encurta mesmo o caminho da ligação social.

O estudo publicado pelo Facebook é apenas uma das formas que a empresa encontrou para celebrar o seu 12º aniversário.  A 4 de fevereiro de 2004 estreava um projeto universitário que rapidamente tornou-se num sucesso de escala global. Atualmente são 1,59 mil milhões de utilizadores mensais e mais de mil milhões todos os dias.

Mas a rede social gosta de recordar este dia de outra forma, chamando-lhe o “Dia da Amizade”. E para reforçar esta ideia o Facebook está a disponibilizar um vídeo a todos os utilizadores onde celebra as suas amizades na plataforma.  

Mas aquela que era apenas uma rede social tornou-se numa das maiores tecnológicas do mundo. Nos últimos cinco anos o Facebook transformou-se por completo, não só duplicando a sua base de utilizadores, mas estendendo a sua área de influência.

Agora a empresa fundada por Mark Zuckeberg é detentora de alguns dos maiores ecossistemas do mundo: Instagram na área da fotografia e do vídeo; WhatsApp na área da comunicação; e Oculus VR na área da realidade virtual.

O Facebook criou muitas outras iniciativas neste percurso de 12 anos como a iniciativa que pretende levar Internet aos países e utilizadores mais desfavorecidos, passando pelas iniciativas que ajudam a contactar pessoas em casos de catástrofe natural.

E se a plataforma social está totalmente direcionada para o futuro - finalmente o Like evoluiu para diferentes reações -, é sempre bom recordar o seu passado. Lembre aqui alguns dos momentos mais marcantes da rede social.