A Microsoft decidiu bloquear a possibilidade de importar as mensagens do serviço de correio Hotmail ou MSN a partir do Outlook ou Outlook Express para os utilizadores do serviço gratuito.



A decisão tem efeitos a partir de hoje para os novos clientes e resulta de um número de crescente de registos de exploits da tecnologia que permite a interoperabilidade entre o serviço de email do Windows e o Hotmail por spammers.



Esta tecnologia, vulgarmente denominado por Web Dav (Web Distributed Authoring and Versioning) permitia, até agora, o download de mensagens de correio do Hotmail através de um dos dois serviços de correio do sistema operativo da Microsoft, o Windows.



Para os actuais utilizadores da tecnologia esta continuará disponível até Março ou Abril do próximo ano. A partir desta altura todos os clientes do webmail gratuito ficam com acesso vedado ao serviço, necessitando de ser subscritores do nível mínimo de serviços pagos do Hotmail para poder manter a utilização.



Recorde-se que o serviço mínimo de subscrição do Hotmail custa anualmente 19,95 dólares para um espaço de armazenamento de 2 gigas.



A decisão insere-se num conjunto de iniciativas levadas a cabo pelo grupo no sentido de reduzir os actuais níveis de spam. Com o mesmo objectivo foi recentemente implementada uma outra medida que pede aos novos clientes para introduzir um código de autorização cada vez que entram no serviço de correio, por forma a provarem que não se trata de um robot spam.



O método utilizado pelos spammers que exploram a tecnologia Web Dav passa pela criação de scripts que lhes permitem enviar emails em grandes quantidades para os endereços de email visados, explica a Microsoft.



Segundo estimativas da própria Microsoft o protocolo que permite visionar as mensagens recebidas via Hotmail através do Outlook é actualmente utilizado por 5 a 10 por cento dos seus 187 milhões de clientes, uma percentagem que corresponde a cerca de 9,4 milhões de utilizadores.



Notícias Relacionadas:

2003-06-20 - Microsoft alarga combate ao spam nos Estados Unidos e Europa

2003-05-08 - Microsoft com novas ferramentas anti-spam para MSN e Hotmail

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.