A fabricante norte-americana de computadores e impressoras Hewlett-Packard - recentemente fundida com a Compaq - suspendeu cerca de 150 funcionários na Grã-Bretanha e na Irlanda e despediu dois devido à utilização inapropriada do email da companhia, informou a agência Reuters.



A empresa recusou-se a fornecer mais detalhes sobre os motivos destas acções, mas esta decisão surge numa altura em que as firmas estão a combater em força a utilização do correio electrónico por parte dos empregados para distribuir pornografia e anedotas.



O destino final dos empregados a tempo inteiro que foram alvo de suspensões será determinado após a empresa realizar uma investigação sobre o caso. A HP afirmou que cerca de 60 funcionários permanentes e 90 trabalhadores contratados a prazo foram suspensos, de acordo com a Reuters.



Segundo a fabricante de material informático, foi solicitada à maioria dos empregados contratados a prazo - muitos dos quais foram subcontratados a outras companhias - que abandonassem os escritórios da Hewlett-Packard.



"A HP confirma que estes casos envolveram a visualização e a troca de material não autorizado e inapropriado", refere um comunicado da companhia citado pela agência de notícias. Até agora foram demitidos dois funcionários de um escritório na Escócia, de acordo com Jim Kent, director-geral da HP no Reino Unido e na Irlanda. Este responsável acrescentou ainda que a companhia classifica os casos como uma violação perpetrada às regras internas da companhia, mas não como um assunto de natureza criminal.



Notícias Relacionadas:

2002-04-08 - Perdas financeiras provocadas pelo roubo de dados via Internet continuam a aumentar

2000-10-31 - Grandes empresas apertam vigilância aos seus trabalhadores

2000-10-12 - Vigilância electrónica apertada no trabalho

2000-09-10 - Dossier - Email: ferramenta profissional ou privada?

2000-05-15 - Patrões ingleses vigiam Internet