Uma grelha global capaz de suportar a participação de um milhão, ou mais, de jogadores online espalhados por todo o mundo é o resultado de um acordo entre a IBM e a start-up Butterfly.net – uma empresa fornecedora de infra-estruturas tecnológicas para Massively Multiplayer Games.



De acordo com informações publicadas pela agência de notícias Reuters, que cita os responsáveis das empresas, esta grelha denominada "Butterfly Grid" será alugada aos maiores editores de jogos que pagarão à Butterfly uma parte das taxas que recebam dos jogos online.



Trata-se de uma das primeiras aplicações comerciais do conceito de computação em grelha da IBM, no qual computadores distantes uns dos outros encontram-se ligados através da utilização de software de código aberto para criar redes de computadores eficazes.



Dois anos foi quanto foi preciso para a Butterfly disponibilizar kits de software de desenvolvimento para consolas e jogos para PC que pudessem ser ligados à "Butterfly Grid", tendo em vista o objectivo de reduzir os custos que os editores têm de suportar.



De salientar que a Internet é actualmente uma importante plataforma para jogos interactivos, embora os custos de desenvolvimento para a Web sejam ainda demasiado altos e o tráfego cause congestionamentos que impede que os participantes joguem normalmente.



Nesta parceria, enquanto a Butterfly fica responsável pelo software a IBM está encarregue de disponibilizar o hardware para a grelha. O contrato é pago pela Butterfly de três anos a a IBM terá de ter capacidade de resposta aos pedidos da sua parceira.



Até ao momento, os jogos disponíveis para vários jogadores conseguiam acomodar centenas de milhar de participantes, mas segundo Scott Penberthy, vice presidente de área de desenvolvimento para a IBM Global Services, teria sido possível suportarem milhões de jogadores caso fossem correctamente desenvolvidos.



Notícias Relacionadas:

2002-04-26 - França recebe primeiro Centro de Inovação Grid da IBM

2002-03-22 - IBM trabalha com laboratório governamental para desenvolver computação em grelha

2002-02-19 - IBM e Microsoft apostam em projecto de computação em grelha para serviços da Web

2001-08-02 - IBM vai apostar em redes de computação através da Internet