A IBM e a Yahoo acabam de anunciar uma nova parceria mediante a qual as duas empresas oferecem aos utilizadores empresariais uma ferramenta de pesquisa gratuita, mas com funcionalidades limitadas. A parceria pretende abarcar um mercado florescente, no qual também a Microsoft e a Google estão a investir.

A parceria materializa-se na disponibilização de uma versão gratuita do OmniFind, uma ferramenta que a IBM já comercializava. Esta edição tem um número de documentos indexados limitado e pode ser combinada com a pesquisa Web, através do portal da Yahoo.

O principal target da nova ferramenta são as pequenas e médias empresas, já que as companhias de maior dimensão, que gerem maior volume de documentos, terão maior interesse em optar pela versão completa do OmniFind.

A pesquisa dentro das redes empresariais é um novo mundo de negócios ao qual as empresas que desenvolvem tecnologia de busca estão a dedicar cada vez mais atenção. Existem empresas que se dedicaram quase exclusivamente a esta área, como a francesa Exalead, enquanto outras que desenvolveram portais Internet estão também a virar-se para este mercado, entre as quais a Google tem um peso relevante.

Notícias Relacionadas:

2005-01-13 - Mini Google quer levar pesquisa de baixo custo a pequenas empresas