IBM, Microsoft e VeriSign revelaram planos conjuntos para o desenvolvimento de uma nova especificação de segurança destinada aos chamados Web Services. As três empresas pretendem reunir o apoio do resto da indústria para a norma de codificação e encriptação que hoje apresentaram e que se denomina WS-Security.



Segundo informação disponibilizada a partir do site da Microsoft, a norma WS-Security suporta, integra e unifica vários modelos de segurança, mecanismos e tecnologias conhecidas, permitindo a uma variedade de sistemas interoperarem numa plataforma e linguagem neutras a partir de um contexto de serviços Web.



A WS-Security define um conjunto padrão de extensões Simple Object Access Protocol (SOAP) que podem ser usadas para implementar confidencialidade em aplicações de serviços Web. A nova norma possibilita mecanismos standard para a troca segura de mensagens num ambiente de serviços Web e fornece um nível de base importante que poderá ajudar na construção de serviços Web mais seguros e interoperacionais.



O objectivo é possibilitar que as empresas utilizem estes mesmos serviços para conduzir as suas práticas comerciais como as compras ou os inventários, sem receio de que os dados empresariais não estejam suficientemente seguros.



O grupo pretende eventualmente submeter a nova norma a uma instituição que a possa ratificar como standard industrial - como o World Wide Web Consortium (W3C) - para que seja adoptada por todas as empresas.



Mediante o indicado, hoje é lançada uma primeira parte desta norma de segurança. A WS-Security é apenas a base de um conjunto adicional de capacidades de segurança para serviços Web. A IBM e a Microsoft estão separadamente a trabalhar num conjunto de outras características de segurança, que lhe serão depois adicionadas durante os próximos 12 a 18 meses.



Esta não é a primeira vez que a IBM e a Microsoft se juntam em nome dos serviços Web. Em Fevereiro as duas empresas, juntamente com outros fabricantes, formaram a Web Services Interoperability, um consórcio que pretende criar um novo standard que facilite as transacções empresariais na Internet.



Notícias Relacionadas:

2002-02-06 - Empresas criam consórcio para desenvolvimento de tecnologia para serviços Web