Os novos sufixos estarão disponíveis para registo no final de 2014, como habitual num período inicial primeiro abertos a marcas e posteriormente ao público em geral.

No total foram aprovados nove nomes de domínio de topo, ou TLDs, na sigla para o termo em inglês - ventures, .camera, .lighting, .voyage, .equipment, .guru, .bike, .clothing e .diamonds.

Esta é apenas uma amostra do alargado conjunto de novos nomes de domínio que poderemos ver surgir nos próximos tempos, mais específicos e centrados no tipo de atividades para que apontam. A decisão do ICANN fará com que o número de TLDs passe de 22 para cerca de 1.400.

A estratégia pretende beneficiar clientes e empresas. "Das marcas de moda e agências de encontros a seguidores espirituais e adeptos do ciclismo, o lançamento destes novos domínios possibilitam que os consumidores encontrem facilmente este tipo de conteúdos específicos em cada extensão,
enquanto as empresas beneficiam de uma oferta mais sólida e relevante", referiu Jan Corstens, um dos responsáveis do ICANN em declarações à BBC.

A decisão é apresentada como "a maior mudança na internet desde a sua criação", referia por sua vez, Akram Atallah, presidente da divisão de Domínios Gerais do ICANN, num comunicado recente.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.