
Governos e Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) continuam em desacordo em várias matérias, nomeadamente quanto às regras para a aprovação de novos domínios de topo para a Internet, numa altura em que sufixos como .car, .love, .movie, .web e .gay estão em lista de espera.
As divergências centram-se em questões como o nível de influência dos países e, numa extensão menor, das próprias marcas, no processo de criação de novos nomes de domínio, escreve a CNET.
Os Governos estão a pressionar para terem mais capacidade de objecção quanto aos sufixos propostos, entregando aos detentores das marcas mais poder para monitorizarem os novos nomes de domínio registados sob esses sufixos.
As "diferenças" ficaram patentes num encontro do Governamental Advisory Committee (GAC) do ICANN, em Bruxelas, para decidir sobre temas como a protecção da marca, conduta maliciosa, impacto económico, nomes geográficos e objecções morais, entre outros, onde não foi possível chegar a um consenso.
A discussão fica agora adiada para a reunião geral do ICANN, que se realiza ainda este mês em San Francisco, mas segundo Peter Thrush, apesar de ainda existirem divergências, já há algum trabalho feito. "A clareza ganha durante estes esforços reduziu significativamente o volume de trabalho necessário para chegarmos a um acordo na maioria das questões", assegura o chairman do ICANN.
"O conselho de administração [do ICANN] espera continuar a colaborar com o GAC por forma a concluir este processo de consulta sobre o novo processo de aprovação de TLD durante o encontro de San Francisco", acrescentou.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
John Travolta em modo robot? Optimus da Tesla mostra como se arrasa na pista de dança -
App do dia
Widgetable dá mais vida ao ecrã do smartphone com widgets partilhados entre amigos ou caras-metades -
Site do dia
50 dias para desbloquear conhecimento em IA com a AI Skills Fest da Microsoft -
How to TEK
Já viu o círculo azul no WhatsApp, Instagram e Messenger? É o novo Meta AI e (ainda) não o pode desligar
Comentários