A entidade responsável pela gestão de domínios e especificações técnicas da Internet poderá estar próxima de ser tornar independente do controlo dos Estados Unidos já que o acordo que une a organização ao Departamento do Comércio norte-americano expira na próxima semana. Caso cheguem a acordo, o ICANN tornar-se-á autónomo a 1 de Outubro de 2008.


Com a aproximação do término do acordo, as especulações acerca de quem irá gerir o sistema de nomes de domínio na Internet (DNS) têm vindo a aumentar, não havendo para já a informação de como se procederá a partilha de responsabilidades nos destinos na Web.


Durante esta semana, John Kneuer, membro do governo norte-americano, recusou-se a dar detalhes acerca do caso, afirmando apenas, durante um encontro do Senado, que "o memorandum de entendimento (MoU) com o ICANN se prolonga até ao dia 30 de Setembro", publicou o The Register.


Ontem realizou-se uma segunda reunião em Washington e, embora ainda não exista a confirmação de fontes governamentais ou do ICANN - Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, espera-se que o novo memorando tenha a duração de dois anos.


Desta forma a organização poder-se-á tornar independente, 10 anos depois da sua criação e oito anos depois de começar a ser falada uma suposta transição da sua gestão.


O controlo do ICANN tem gerado controvérsia e já foi debatido em cimeiras, pelas Nações Unidas, pela União Europeia e por especialistas que acusam os Estados Unidos de faltarem à promessa de se afastarem da estrutura da organização


Por outro lado, há quem defende que um afastamento precipitado entre a organização e o estado norte-americano poderá por em risco a estabilidade e a segurança da Internet já que o ICANN ainda não está pronto para desempenhar todas as tarefas que lhe cabem de forma autónoma.

Notícias Relacionadas:

2006-08-17 - Governo americano renova acordo com ICANN para os próximos cinco anos

2006-07-28 - Estados Unidos poderão afastar-se da gestão da Internet