A aplicação oficial de acesso a documentos digitais emitidos pelo Estado Português, ID.GOV.PT destacou-se como o vencedor de Portugal dos World Summit Awards (WSA), na categoria “Government & Citizen Engagement”. O projeto vai agora defender as cores nacionais no concurso anual organizado pelas Nações Unidas, onde são distinguidos os melhores projetos de aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação em mais de 180 países.

Através da aplicação, os cidadãos podem guardar e consultar os seus documentos, ter acesso ao cartão de cidadão, carta de condução ou cartão ADSE, através do smartphone em qualquer local e momento, usando para isso a sua Chave Móvel Digital.

O projeto desenvolvido pela AMA - Agência para a Modernização Administrativa foi selecionado por um júri coordenado pela APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações.

Os prémios WSA visam destacar soluções de inovação digital com impacto na sociedade, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. No ano anterior, em 2018, o representante de Portugal na mesma categoria foi o Orçamento Participativo Portugal (OPP) e na categoria de Inclusion & Empowerment o Portal de dados abertos da Administração Pública (dados.gov).

Conheça as oito categorias e projetos selecionados que vão representar Portugal a nível internacional no WSA:

ID.GOV.PT (Government & Citizen Engagement) - uma aplicação móvel que permite ao cidadão guardar e consultar, em qualquer momento, os dados dos documentos de identificação.

iLoF - Intelligent Lab on Fiber (Health & Well Being) - uma base de dados virtual que disponibiliza biomarcadores de diversas doenças.

Perguntas da Especialidade (Learning & Education) - uma plataforma digital de ensino médico, especializada na preparação da Prova Nacional de Acesso à Formação Especializada.

EDP EV.X (Environment & Green Energy) -  uma aplicação de análise das viagens realizadas em carro a combustão que, simulando a utilização de um carro elétrico, apresenta aos utilizadores as possíveis poupanças financeiras e reduções de carbono que poderiam fazer se conduzissem um veículo elétrico.

LUGGit (Culture & Tourism) - uma plataforma tecnológica que, através duma aplicação móvel, permite a quem viaja requisitar em tempo rea, uma pessoa para lhe recolher a bagagem, guardá-la e entregá-la no sítio e hora definidos por si.

Condominium Solution - EV.Charge EDP (Smart Settlements & Urbanization) - uma solução de carregamento para condomínios que permite carregar o veículo elétrico e identificar os consumos de forma automática. Possibilita também o acerto de contas da energia consumida com o condomínio de forma simples e transparente.

Modatta (Business & Commerce) - um marketplace de dados sociais que faz com que os utilizadores sejam pagos ao disponibilizar os seus dados a empresas, numa forma de trabalhar que está totalmente de acordo com o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados.

E Wearable Braille SOS (Inclusion & Empowerment) - um dispositivo que ajuda as pessoas, sobretudo invisuais e surdas, a pedir ajuda quer onde que estejam.

A organização explicou que os vencedores foram selecionados entre as 44 candidaturas submetidas, de um total de 66 intenções de candidaturas, o que representa o maio número dos últimos anos.