A Guardia Civil espanhola comunicou ter coordenado uma operação que levou à identificação de uma rede de pedofilia na Internet que envolvia mais de 500 pessoas, entretanto foram detidas. As ramificações desta rede alargavam-se a 12 países, sendo cinco deles europeus e sete da América Latina.
A informação avançada não indica a existência de nenhum implicado em território português, sendo os países referidos na Europa a Espanha, França, Itália, Suécia e Holanda. Só em Espanha a operação abrangeu 13 províncias, sendo detidas 19 pessoas.
A informação fornecida pela Guarda Civil indica que através da Eurojust e IbeRed - os órgãos de luta contra o crime organizado na Europa e rede de justiça ibero-americana, respectivamente - se identificaram mais de 900 ligações nos 12 países, que haviam gerado a distribuição de mais de 20 mil artigos com conteúdo pedófilo, vídeos, fotografias e ficheiros MP3.
Esta é a segunda fase de uma operação iniciada em Janeiro deste ano contra a pedofilia na Internet que tinha recebido o nome de código "Cerbero". A polícia espanhola tinha na altura identificado os criminosos em Espanha, alargando depois o âmbito da investigação com a colaboração das autoridades internacionais.
Notícias Relacionadas:
2005-01-28 - Polícia espanhola desmantela comunidades Internet que escondiam rede de pedófilos
2004-11-25 - Mega operação contra pedofilia online envolve 65 países
2004-05-17 - Detidos 65 suspeitos de distribuição de pornografia infantil na Net
2004-05-07 - FBI e redes peer-to-peer colaboram na luta contra a pedofilia
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Pode usar o carregador do smartphone nesta e-Bike. Ampler Nova chega em junho à Europa -
App do dia
Há uma nova app para os fãs da Nintendo que acaba de chegar às lojas da Google e Apple -
Site do dia
Gostou do efeito metal líquido do logo da Apple na apresentação do iPhone 16e? Pode replicar o estilo -
How to TEK
Criou uma prompt fantástica no Copilot? Já pode partilhar o resultado através de um link
Comentários