O TikTok foi lançado em 2018, mas em plena pandemia de COVID-19 ganhou uma enorme popularidade em todo o mundo, e Portugal não é exceção. Na rede social a criatividade não tem limites e muitos têm sido aqueles que aproveitam a situação excecional que o país atravessa para explorar a rede e os vários desafios que são aqui colocados para animar os utilizadores.

Com cerca de 238 mil seguidores na rede social, Sara Matos garante que apenas tomou conhecimento do TikTok no início da quarentena e através da sua agência, começando pouco tempo depois a tornar-se um vício. "Consigo aliar o meu gosto pela dança e por cantar e, para além disso, não há qualquer tipo de obrigação", explica.

Em entrevista ao SAPO TeK, a atriz portuguesa afirma que, apesar da sua profissão, não sente qualquer tipo de compromisso para publicar conteúdos de forma planeada. E, nesse aspecto, o TikTok “é melhor do que o Instagram”. Enquanto que na rede social do Facebook acaba por ser mais fácil publicar uma fotografia ou de partilhar uma informação, no TikTok “apenas se publica algo que te apetece fazer no momento”.

Por outro lado, a atriz destaca ainda os desafios propostos pela aplicação, aliando assim o seu gosto pela dança, mesmo com o tempo que pode demorar a preparar-se. “Às vezes demoramos cerca de duas ou três horas para aprendermos uma coreografia para publicarmos um vídeo de um minuto”.

“O TikTok desafia-nos, puxa pelo lado criativo e ocupa-nos o tempo”, garante Sara Matos

Na hora de publicar um vídeo há critérios? Sara Matos diz que tanto pode publicar um vídeo que nem acabou por rever, como também analisar vários clips e escolher o que preferir. Antes disso, o conteúdo tem de ser trabalhado, com a atriz a garantir que já levou uma hora e meia a editar um vídeo.

A presença da tecnologia no dia-a-dia de Sara Matos

Falando num “boom” das redes sociais durante este período de pandemia, a atriz explica que sempre deu muita importância a estas plataformas. “No que eu investi mais foi no TikTok, mas no Instagram mantive-me igual”.

Assumindo que o único gadget que utiliza mesmo com muita frequência é o telemóvel, Sara Matos fala-nos de uma outra “paixão”: bicicletas. O próximo investimento já está por isso planeado e será uma bicicleta elétrica.

Quanto a aplicações de edição, a atriz explica que o TikTok lhe permite fazer tudo. Relativamente a outras apps, Sara Matos usa algumas de fitness e de controlo do ciclo menstrual. “Dou por mim a utilizá-las diariamente”, explica.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.