A Cloudflare é uma empresa privada norte-americana que estava responsável pela segurança do website utilizado para recolher as respostas dos cidadãos aos Censos 2021. O Instituto Nacional de Estatística (INE) suspendeu o contrato com a empresa depois de terem sido levantadas algumas dúvidas quanto à segurança de privacidade da plataforma. O INE deixou a garantia de que a plataforma de recolha dos Censos 2021 é segura.
Em comunicado, citado pela TVI, o instituto refere que a decisão da rescisão com a Cloudflare deve-se ao contacto da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) que levantou dúvidas relativamente ao enquadramento jurídico da subscrição de serviços de desempenho e segurança no âmbito da operação censitária. Assim, para que não subsistissem quaisquer dúvidas no âmbito da segurança da informação, foi suspensa a subscrição dos serviços da empresa privada.
O INE garante que a sua abordagem respeita os requisitos de segurança e diz ser a melhor opção para o recenseamento em tempo útil, no desempenho dos serviços e face às ameaças globais expectáveis. Por isso, diz que a plataforma que faz a recolha das respostas do Censos 2021 é segura e a decisão não coloca em causa a proteção dos dados pessoais dos cidadãos. Mas por não contar com o serviço da Cloudflare, os efeitos podem passar por uma diminuição da rapidez de acesso ao website.
Nesse sentido, o instituto apela aos cidadãos que continuem a responder aos Censos solicitados através da plataforma online, visto ser a mais adequada, sobretudo no período pandémico atual.
As polémicas em torno da Cloudflare começaram nas redes sociais, com acusações de que o INE estava a alojar dados dos portugueses nos Estados Unidos e colocando em causa a sua privacidade. O INE desmentiu todas as acusações, garantindo que os dados são tratados de forma anónima, e que os mesmos estão apenas alojados dentro do instituto. A Cloudflare apenas garantia a proteção dos servidores contra eventuais ataques de piratas informáticos.
Além disso, o INE destaca que todas as opções tecnológicas de segurança da informação na recolha dos dados dos Censos 2021 foram auditados pelo Centro Nacional de Cibersegurança.
Nota da redação: O nome da empresa com quem o INE suspendeu o contrato foi corrigido.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários