O Infarmed está a aceitar notificações de suspeitas de reações negativas com medicamentos através da Internet. O novo portal estreou ontem e permite pela primeira vez que os utilizadores declararem diretamente esta informação online.

No ano passado as suspeitas de reações adversas com medicamentos comunicadas às autoridades aumentaram 21%, face a 2010, tendo sido registadas mais de 2.500 notificações, das quais perto de 2 mil foram consideradas graves. Nos primeiros seis meses deste ano já foram comunicadas mais de 1.400 suspeitas de reações a fármacos.

Numa nota à imprensa a Autoridade do Medicamento admite que o crescimento do número de notificações está relacionado com a maior sensibilidade dos utilizadores para identificar e comunicar problemas relacionados com os medicamentos e não com o crescimento das reações propriamente ditas.

Até agora a declaração destas suspeitas tinha de ser feita em papel, pelos profissionais de saúde, o que originava uma baixa taxa de notificação, um problema identificado pelo sistema europeu de vigilância de medicamentos.

Com o portal RAM são aplicadas as novas regras da legislação europeia de farmacovigilância, permitindo – pela primeira vez - as notificações online diretamente pelos utentes dos serviços de saúde.

Os formulários online vão também contribuir para o desenvolvimento da base de dados europeia de notificações de suspeitas de reações adversas.

Na notificação é necessário identificar as reações notadas, o nome do medicamento, o paciente que registou estas alterações e os contactos. A informação é depois avaliada por uma equipa de médicos e farmacêuticos especialistas em segurança de medicamentos, de forma a caracterizar a probabilidade de a reação descrita se dever ao medicamento, explica-se no site.

Na maioria dos casos, as suspeitas de reações adversas já são conhecidas e já se encontram até descrita nos folhetos informativos disponibilizados aos utentes e no resumo das características do fármaco ao dispor dos médicos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador