Aquilo que parece ser uma decisão injusta de colocar os influenciadores das redes sociais no grupo das 1,5 milhões pessoas com prioridade para serem inoculados contra a COVID-19 na Indonésia; é no fundo uma estratégia de comunicação do governo indonésio para ajudar no esclarecimento das vacinas e compreender as vantagens das mesmas, avança a Reuters. É caso para dizer que os influenciadores estão, literalmente, a fazer serviço público.
A campanha de vacinação na Indonésia começou esta quarta-feira, e além do presidente Joko Widodo, a estrela da televisão indonésia, Rafii Ahmad, com quase 50 milhões de seguidores no Instagram, também recebeu a sua dose da vacina. A estrela, de 33 anos, escreveu na sua conta uma mensagem, acompanhada do vídeo a receber a dose: “Graças a deus a vacina… Não tenham medo das vacinas”, acompanhado de um coração em emoji e a bandeira da Indonésia.
A decisão de incluir os influenciadores entre os cerca de 1,5 milhões de funcionários da saúde que estão na linha da frente contra a doença foi confirmado pelas autoridades oficiais do ministério da saúde como uma estratégia deliberada de comunicação. A Indonésia é um dos países mais afetados do sudeste asiático, com mais de 869 mil casos e 25 mil mortes, mas com uma população bastante cética em relação à segurança e eficácia das vacinas.
Considerando que os indonésios estão entre os utilizadores, a nível global, que mais utilizam as redes sociais, entre elas o Facebook, Twitter e Instagram, o governo optou por uma campanha de sensibilização através dos seus principais influenciadores das plataformas. As autoridades das agências de saúde esperam que os artistas e figuras públicas consigam partilhar as mensagens positivas em torno das vacinas, sobretudo aos mais jovens.
As sondagens mostram que apenas 37% dos indonésios querem ser vacinados, 40% estão a considerar e 17% refusam a vacina. Alguns médicos também levantaram dúvidas depois da utilização inicial da vacina da chinesa Sinovac Biotech, por apresentar nos seus estudos uma eficácia entre os 50-91%.
Existe já contestação sobre a escolha dos influenciadores, visto que Rafii Ahmad foi fotografado numa festa, horas depois de ter recebido a vacina, já que o efeito da mesma não é imediato. Os seus maus exemplos, de estar no meio de multidões sem máscara, foram apontados na onda de críticas nas redes sociais. O influenciador já pediu desculpas públicas, entretanto.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários