Os militares norte-americanos foram obrigados a admitir que armazenam informações secretas em servidores públicos, o que significa que os dados confidenciais estão à mão de qualquer internauta com uma ligação à rede. O tipo de informação guardada põe em segurança os tropas americanos e inclui detalhes acerca de uma base militar no sul do Iraque e de duas bases aéreas de Bagdade assim como mapas de um armazém de combustível.




Investigações efectuadas pela Associated Press em diversos servidores de agências governamentais e outras entidades relacionadas com o confronto no Iraque e Afeganistão revelaram a existência de dezenas de arquivos referentes à segurança das tropas que os oficiais norte-americanos se negaram a publicar.




A agência noticiosa indica que este tipo de informações são publicadas por engano diversas vezes. Embora sejam fáceis de encontrar, mesmo não estando à vista de todos, os dados acabam por surgir na rede, tal como aconteceu recentemente quando os planos para a nova embaixada norte-americana em Bagdade apareceram no website de uma empresa de arquitectura.




O Corpo de Engenheiros do Exército procurou a AP solicitando que lhe fosse entregue toda a documentação encontrada pela agência.




Após contactar a AP, os oficiais assumiram uma mudança na política de gestão de dados. A medida não foi bem sucedida já que, uma semana depois, a agência noticiosa voltou a descarregar 61 páginas de fotos, gráficos e mapas estratégicos de algumas características de segurança da base de Tallil Air, situada em Nasiriyah.




Lisa Coghlan, porta-voz do Corpo de Engenheiros do Exército, indica que aquelas informações não deviam ter sido publicadas pois "colocam em risco a vida" das forças militares.




A Associated Press já declarou que toda a documentação encontrada foi destruída ou apagada das fontes onde foi encontrada.




Notícias relacionadas

2002-08-20 - Computadores do exército norte-americano são fáceis de atacar