O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior lançou hoje dois editais ligados à iniciativa Ligar Portugal que prevêem o reforço das infra-estruturas de ligação em Banda Larga e ainda a promoção da utilização da Internet e formação em áreas específicas. O Ministério adianta que o valor disponibilizado através do POS_Conhecimento é próximo de 110 milhões de euros, recebendo os projectos um financiamento máximo de 50 por cento.




Em declarações ao TeK, Jaime Quesado, Gestor do POS_Conhecimento, explica que os concursos estão abertos entre 1 de Fevereiro e 28 de Abril e que não está definido um montante máximo por projecto, sendo estes avaliados no âmbito dos critérios definidos para cada área.




O edital relacionado com a iniciativa Ligar Portugal, publicado hoje nos jornais, abre concursos em quatro áreas específicas, podendo as propostas ser entregues ao Gabinete de Gestão do Programa Operacional Sociedade da Informação. Uma das áreas com maior impacto é o Reforço das infra-estruturas de Banda Larga, onde se incluem a ligação à rede académica Géant, no fechar de um ciclo de investimento, como explicou ao TeK Jaime Quesado.



Nessa mesma medida inclui-se ainda a operacionalização do projecto de Redes Comunitárias, desenvolvido pela UMIC ainda sob a liderança de Diogo Vasconcelos, que pretende dinamizar iniciativas de criação de redes de banda larga em zonas desfavorecidas. Esta medida conta com um Guião técnico de informação para as entidades que se pretendam candidatar.




É ainda reaberto, pela terceira vez, o concurso de Conteúdos, através do qual se dinamiza a produção de conteúdos e aplicações para a Banda Larga. Paralelamente são ainda apoiados projectos de massificação e dinamização de formação em Tecnologias da Informação e Comunicação. No mesmo edital são contempladas acções de formação em TICs destinadas especificamente aos projectos em curso de Cidades e Regiões Digitais e Campus Virtuais, que pretendem desenvolver competências dentro das entidades de gestão.



Já num outro edital separado, publicado pela FCT, são abertas candidaturas para bolsas de formação avançada em TICs com empresas, com o objectivo de desenvolver projectos de doutoramento e investigação sob uma lógica empresarial.

Notícias Relacionadas:

2005-08-01 - Ligar Portugal quer triplicar o número de famílias com acesso à banda larga
2005-06-23 - RCTS já oferece 10Gbits entre Lisboa e Porto


2005-06-14 - Upgrade à rede europeia de investigação GÉANT concluído e operacionalizado