Tudo começou com o Snapchat e, a partir daqui, o Facebook mostrou-se interessado na ferramenta de vídeos pequenos e temporários. Depois de algum tempo a maior rede social entrou em guerra aberta com o fantasminha e introduziu as stories em praticamente todo o lado (Instagram, Messenger, Facebook, WhatsApp).

Foi no Instagram que os utilizadores viram a maior utilidade desta funcionalidade e, assim, tornou-se um sucesso com milhões de pessoas a criarem pequenos vídeos temporários por dia. Mas o Facebook não quer que tudo fique focado apenas numa só rede da empresa.

A funcionalidade que se encontra em fase de testes vai oferecer aos utilizadores um novo botão de partilha no momento de publicar uma storie no Instagram que permite enviar o vídeo ou foto também para as stories do Facebook.

Desta forma, uma única imagem pode ser divulgada nas duas redes sociais de uma só vez, uma vez que ambas pertencem ao Facebook. Esta funcionalidade surgiu como um rumor mas, mais tarde, um porta-voz do Instagram confirmou a existência dos testes mas recusou-se a avançar quaisquer detalhes referentes ao assunto em questão.

A funcionalidade Stories conseguiu ser um sucesso no Instagram e captou também a atenção de um bom número de utilizadores no WhatsApp, no entanto, na aplicação principal, o Facebook, esta funcionalidade não teve grande sucesso e esta parece ser a forma que a empresa viu de a tornar mais marcante para todos.