O Instagram vai começar a testar novas opções para os utilizadores verificarem a sua idade na plataforma. A rede social indica que as novas opções, que vão começar a ser testadas nos Estados Unidos e que surgem em parceria com a Yoti, uma empresa especializada em verificação de idade online, têm como objetivo assegurar que tanto adolescentes como adultos têm experiências adequadas às suas faixas etárias.

De acordo com a plataforma do universo da Meta, se alguém que tenha menos de 18 anos tentar editar a data de nascimento na plataforma, alterando a sua idade para 18 anos ou mais, será exigida uma verificação através de uma das três opções: um documento de identidade, uma selfie em vídeo, ou pedindo a amigos em comum para verificarem a sua idade.

No que toca aos documentos de identidade, a plataforma afirma que serão "armazenados de modo seguro" nos seus servidores, sendo eliminados após 30 dias.

Instagram testa novas formas de verificar a idade dos utilizadores da plataforma
créditos: Instagram

Já na opção de verificação de idade através de uma selfie em vídeo, o conteúdo é depois partilhado com a Yoti, que recorrerá à sua tecnologia de Inteligência Artificial para estimar a idade do utilizador. As estimativas são partilhadas exclusivamente com o Instagram, afirma a rede social, indicando que as imagens partilhadas são depois eliminadas.

No caso de quem optar por pedir aos seus amigos para verificar a sua idade, o Instagram indica que terão de ser escolhidas três pessoas com, pelo menos, 18 anos, que terão de seguir outras regras de segurança da plataforma. Os utilizadores selecionados receberão um pedido de confirmação de idade, respondendo num prazo de três dias.

“Perceber a idade de alguém no mundo online é um desafio complexo”, afirma o Instagram. “Queremos trabalhar com outros membros da nossa indústria e com governos para estabelecer padrões claros para a verificação de idade online”, realça.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 13h21)

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.