O investimento em publicidade nos meios online vai crescer motivado, maioritariamente, pela disseminação das redes sociais e da chamada inteligência colectiva.

As previsões são da Fullsix com base nos resultados da terceira edição do Trendwatch, um estudo que aponta as principais tendências do marketing digital, subordinado ao tema "Echo System, The Collective Intelligence".

A análise mostra que o ecossistema publicitário mudou, havendo agora um muito maior impacto da inteligência colectiva, resultante das nossas redes de contacto, no consumo e nas marcas.

Valendo-se do novo conceito transportado pelas redes sociais, várias empresas estão a mudar as suas estratégias de marketing, apostando em ferramentas online que promovem a interactividade com e entre os seus consumidores.

A Zappos.com, um retalhista online de várias marcas cuja política se baseia em manter o cliente o mais satisfeito possível, nem que para isso indique, em tempo real, sites concorrentes onde determinado artigo esgotado entre o seu stock esteja disponível, foi um dos dos muitos exemplos apontados por Damon Crépin-Burr, responsável pelo estudo, para mostrar a mudança que se está a operar nas políticas de marketing.

A realidade portuguesa não é diferente, esperando-se que nos próximos dois anos o marketing digital assuma maior posição de destaque no orçamento dos anunciantes. "A Internet em Portugal já é uma realidade de massas, como mostram os últimos dados da Marktest, mas por comparação o budget dos anunciantes para este meio ainda é muito reduzido", referiu Nuno Moreira, da Fullsix, durante a apresentação do estudo, esta manhã, em Lisboa.

De acordo com o responsável, o montante reservado aos meios digitais em Portugal ronda os três a quatro por cento do investimento total em publicidade, "ainda muito aquém de reflectir o share de atenção dispensado pelos portugueses à Internet".

A crescente popularidade das redes sociais, tanto em Portugal como em termos globais, leva Nuno Moreira a acreditar que o marketing digital vai ganhar mais importância, desde que aproveite as oportunidades oferecidas pela nova inteligência colectiva resultante.