Os dados são da Kaspersky que aponta, por esta ordem, as preocupações manifestadas pelos internautas num estudo que conduziu recentemente.

Os resultados mostram que, em primeiro lugar, 70% dos inquiridos estão a par e preocupados com os ataques às suas contas. O segundo e terceiro lugar no ranking dos receios também estão relacionados com contas online: malware de roubo de passwords (69%) e riscos em contas com informação financeira (65%).

Quando questionados sobre o tipo de informação que poderia ser adquirida por cibercriminosos, os utilizadores mostraram-se mais preocupados com as suas passwords (50%). As fotos e vídeos parecem menos importantes, sendo apontadas por 24% dos inquiridos preocupados com a sua segurança.

De acordo com o mesmo estudo, quase um em cinco internautas (18%) diz ter sido alvo de tentativas de roubo de informação e ataque às suas contas por parte de hackers, nos últimos 12 meses.

Em muitos casos, as contas terão sido hackadas simplesmente adivinhando a password (40%), algo que não é surpreendente, tendo em conta o número de utilizadores que hoje em dia negligencia a criação de uma password forte ou falha em guardá-las de forma segura, sublinha a Kaspersky, apontando uma realidade que ainda recentemente foi notícia por parte da Google.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.