O Internet Archive, um arquivo de informação online, lançou 350 mil vídeos de notícias televisivas. Em "TV News Search & Borrow" podem ser encontradas peças de 20 canais e 1000 programas noticiosos diferentes, emitidos desde 2009 até ao presente.



Brewster Kahle, fundador do site, explica que o objetivo desta base de dados é permitir que os utilizadores tenham acesso a notícias já emitidas, que ali podem ser recordadas. Todos os novos conteúdos só serão adicionados ao site após um período mínimo de 24 horas depois de terem sido transmitidas.



Canais de notícias como a CNN, Fox News, NBC News, PBS e estações locais em Washington e São Francisco apoiam o projecto, disponibilizando vídeos que já podem ser pesquisados na plataforma. Entre os conteúdos acessíveis nos 1.000 programas disponíveis estão, por exemplo, episódios já transmitidos do The Daily Show.



Os utilizadores podem fazer a pesquisa através de uma linha de tempo que, neste momento, ainda só permite recuar até 2009. Basta escreverem as palavras-chave, inserirem um período temporal e a pesquisa apresenta automaticamente resultados.



Ainda de acordo com Brewster Kahle, esta base de dados noticiosa foi inspirada no trabalho pioneiro do Vanderbilt Television News Archive, que tem sido o arquivo de peças televisivas desde 1968.



O Internet Archive foi fundado por Kahle em 1996 tendo já digitalizado milhões de livros e recolhido informação de mais 150 mil milhões de páginas da Web. Segundo o fundador, este arquivo destina-se não só a pesquisadores mas também a todos os utilizadores comuns. que representam já dois milhões das visitas diárias do site.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico