O final do Internet Explorer foi anunciado em maio de 2020, garantindo aos seus utilizadores que fizessem a migração necessária para outros browsers, neste caso o Edge da Microsoft. O Internet Explorar 11 deixa assim de estar disponível a partir de hoje, 15 de junho, mas há vários anos que a Microsoft tem vindo a pedir às empresas, que ainda utilizam o browser, que o deixassem de fazer.

Apesar do final de vida do browser, de um modo geral, em certas situações ainda vai poder ser utilizado. A decisão não afeta os serviços de longo termo que servem aparelhos profissionais que são utilizados durante longos períodos de tempo, tais como sistemas de controlo de tráfego aéreo ou máquinas de ressonância magnética.

Internet Explorer

A Microsoft diz ainda que a descontinuidade do browser não afeta as aplicações Server Internet Explorer 11 para desktop e o Windows 10 LTSC. Também não afeta o MSHTML (tridente) engine.

Na nota sobre o ciclo de vida do Internet Explorer, a Microsoft diz que certos sistemas operativos deixam assim de ter suporte para o software a partir de hoje, incentivando os seus clientes a utilizarem o Edge com o modo IE. “O modo IE permite retrocompatibilidade e terá suporte até pelo menos 2029”, refere a tecnológica, referindo que notificará os utilizadores pelo menos um ano antes deste ser também descontinuado.

O Internet Explorer faz parte do Windows há mais de 25 anos, mas desde a introdução do Edge, em 2015, que tem vindo a cair em desuso. O suporte técnico terminou em 2016.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.