O chamado IRS automático vai ficar disponível para três milhões de agregados familiares em 2018. No próximo ano a declaração automática passa a incluir agregados com dependentes, assim como contribuintes que tenham benefícios fiscais relativos a donativos.

O diploma tinha sido aprovado em reunião de Conselho de Ministros no passado dia 14 de dezembro e foi esta quinta-feira promulgado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A legislação alarga “a base dos agregados e das famílias que podem beneficiar da facilidade e da comodidade, seja através do Portal das Finanças, seja através de uma aplicação no smartphone ou no tablet que possam submeter o IRS automático”.

Em 2017, o IRS automático esteve disponível para os contribuintes com rendimentos de trabalho dependente e de pensões sem filhos. A partir do próximo ano, a declaração automática vai passar a incluir agregados com dependentes, assim como contribuintes que tenham benefícios fiscais relativos a donativos.

Os contribuintes têm apenas de verificar se o pré-preenchimento está correto e validar o NIB para o reembolso. Se não houver alterações a fazer e confirmados estes pontos, basta clicar no botão para submeter a declaração.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.