O iTunes está a registar na Europa um sucesso idêntico ao obtido nos Estados Unidos. Na primeira semana de actividade no velho continente o serviço vendeu 800 mil canções, contra um milhão de vendas na primeira semana de actividade nos Estados Unidos. O serviço de música online da Apple está a ter particular sucesso no Reino Unido onde nesta primeira semana foram efectuados 450 mil downloads, cerca de 16 vezes mais que o número registado pelo principal concorrente, a OD2.



O serviço, que para já está apenas disponível no Reino Unido, Alemanha e França, trouxe para a Europa o modelo de negócio utilizado nos Estados Unidos, cobrando 99 cêntimos de euro por cada faixa de música adquirida. O catálogo de músicas disponível é composto por 700 mil temas e a versão do serviço disponível para a Europa inclui já as novas funcionalidades introduzidas quando o iTunes completou um ano de actividade.



Estas novas funcionalidades passam pela possibilidade de ligar até cinco computadores ao serviço, gravar determinada faixa em CD um número ilimitado de vezes ou gravar uma mesma play list até sete vezes e ouvi-la num número ilimitado de iPods.



Em comunicado, a empresa destaca mais algumas novas funcionalidades, como o iMax, que permite publicar play lists na página do serviço para que outros utilizadores possam ter acesso, criando uma comunidade virtual. Disponível está igualmente o Party Shuffle, uma play list que escolhe músicas de forma automática a partir do arquivo de música do utilizador, permitindo actualizar constantemente o arquivo com novas faixas e retirando antigas.



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