A Apple divulgou ontem que o seu serviço de downloads de música iTunes Music
Store
, lançado há apenas uma semana, já vendeu mais de um milhão
de faixas em formato digital por 99 cêntimos de dólar cada. Este número
ultrapassou mesmo as estimativas internas da indústria discográfica.

Quase metade das faixas foram adquiridas sob a forma de álbuns, o que deita
por terra os receios de que a comercialização de música por faixa iria
prejudicar as vendas de discos. Para além disso, metade das 200 mil faixas disponibilizadas pelo serviço da Apple foram compradas pelo menos uma vez.

Do mesmo modo, a companhia de Steve Jobs informou que no período em questão se efectuaram mais de um milhão de downloads do iTunes 4, o
software leitor de música que integra o serviço online, e que recebeu encomendas para cerca de 110 mil novos iPods da terceira geração desde o início da sua comercialização na semana passada, tendo os clientes da companhia adquirido mais de 20 mil em lojas situadas nos Estados Unidos durante o passado fim-de-semana.

Apesar de actualmente o serviço só estar disponível em computadores Mac, com o lançamento de uma versão do iTunes para o Windows mais para o final do ano os utilizadores de PCs poderão também passar a adquirir faixas online através da iTunes Music Store. Através deste serviço, os fãs de música podem ouvir excertos gratuitos de músicas com a duração de 30 segundos de qualquer faixa que esteja disponível e pesquisar por álbum, género musical, título da música e artista.

Para efectuarem o download da música para uma pasta iTunes no seu
computador, precisam apenas de clicar no botão "Buy it". Em seguida, podem compilar playlists e transferi-las para CDs até dez vezes antes de lhes ser requerido que alterem a ordem da lista de faixas. Podem ainda transferir as músicas para um número ilimitado de leitores portáteis iPod e até três computadores Mac.

A Apple, que possui três por cento do mercado mundial de computadores
pessoais, vendeu cerca de 250 mil faixas de música no primeiro dia de funcionamento do serviço na segunda-feira da semana passada, tendo anunciado também ontem que irá acrescentar mais 3200 novas faixas ao catálogo da iTunes Music Store, um serviço que, por enquanto, ainda só está disponível nos Estados Unidos.

Notícias Relacionadas:
2003-04-29 - Apple disponibiliza downloads de música ao preço único de 99 cêntimos por
faixa

2003-03-06 - Apple
em vias de lançar um serviço de venda de música online