Para já, são apenas os criadores com mais de dez mil subscritores que terão acesso à ferramenta, que também pode ser usada a partir de Portugal. Para os restantes utilizadores, diz o YouTube, ficará disponível “muito em breve”. Deste modo, o YouTube ‘ataca’ o Facebook e o Instagram e coloca ‘no bolso’ dos utilizadores a possibilidade de fazer estas transmissões ao vivo para todo o mundo. Segundo a própria plataforma, tudo o que o utilizador tem que fazer é “abrir a aplicação do YouTube, clicar no botão de captura e [o utilizador] estará em direto”.

Os vídeos live no YouTube vão continuar a ter as mesmas características dos vídeos habituais da plataforma. Estes vídeos podem ser pesquisados ou encontrados através das ‘Recomendações’ do YouTube ou numa página dedicada.

Como os criadores são a base do YouTube, a empresa tem trabalhado de perto com centenas para melhorar a experiência da transmissão ao vivo, até porque, tal como foi dito por Kurt Wilms, Product Management no YouTube, numa conversa com os jornalistas europeus, “os live streams são uma via de dois sentidos”.

Com base no seu feedback, o YouTube alterou “algumas coisas”, como “a velocidade do chat em direto” e a “qualidade de transmissão entre os dispositivos”. Uma das questões é, exatamente, a qualidade de transmissão dos vídeos. A resolução será adaptada à realidade de cada um dos criadores e à sua velocidade de internet; um criador pode começar uma transmissão a 720p e a aplicação vai diminuindo a qualidade se a ligação for piorando. A funcionalidade estará disponível para iOS (a partir da versão 8) e Android (acima da versão 6).

O YouTube lançou também uma nova ferramenta para os criadores ganharem mais dinheiro. O ‘Super Chat’ é uma nova ferramenta que é “quase como pagar pelo lugar da frente na era digital”, uma vez que “permite aos utilizadores estarem a assistir a uma transmissão ao vivo” e se ”destacarem da multidão e chamarem a atenção do criador”, pagando para que “o seu comentário fique em destaque durante a transmissão ao vivo”. Uma vez que há criadores que recebem duas mil mensagens por segundo, estes comentários possuem cores vivas, diferentes das restantes, e permanecem no topo da janela da transmissão até cinco horas.