Já foram emitidos 591 milhões de Certificados Digitais Covid, revelou a Comissão Europeia num balanço apresentado esta segunda-feira. Em todo o mundo, estão ligados à plataforma europeia de Certificados Digitais Covid 43 países, e a CE antecipa que nas próximas semanas e meses o número vai aumentar.

Em marcha estão reuniões técnicas com outros 28 países, sendo que, no total, foram recebidas manifestações de interesse na ligação ao sistema europeu de 60 países.  Entre os países que já adotaram o Certificado Digital Covid estão 27 estados-membros, três países do Espaço Económico Europeu, a Suíça e outros 12 países e territórios, referem estes dados de balanço.

Portugal é um dos 20 países europeus onde a utilização do Certificado Digital Covid se aplica também a nível interno, para controlar acessos a eventos e espaços fechados. Cá, e até ao passado dia 13 de outubro, tinham sido emitidos 7,6 milhões de Certificados Digitais.

A grande maioria são certificados a atestar a vacinação completa, mais de 7,1 milhões. Quase 228 mil são certificados de recuperação da Covid-19. Há ainda 260 mil certificados de testagem. 

Na nota sobre o relatório, a CE sublinha que a medida foi fundamental na resposta da região à pandemia e um apoio importante para o turismo. Sobre o turismo, a CE recorda que a duplicação do número de passageiros, reportada pela Airports Council International, relativamente ao passado mês de julho e em comparação com o ano anterior, também reflete o impacto da adoção do Certificado Digital europeu. A CE sublinha que o modelo é “um sucesso mundial”, e definiu uma norma global, que continua a ser única em utilização a nível internacional. 

Certificados de vacinação falsos podem custar 150 euros em Portugal
Certificados de vacinação falsos podem custar 150 euros em Portugal
Ver artigo

No final de março do próximo ano será feito um novo balanço sobre o tema. Até lá a CE promete continuar a trabalhar em desenvolvimentos técnicos do sistema, que pode vir a integrar novas funcionalidades. Nessa altura, será também decidido se as regras em vigor se mantêm ou serão alteradas, em função da evolução da pandemia. 

A regulação que suporta a utilização do Certificado Digital no espaço da UE, foi aprovada a 14 de junho deste ano, ainda durante a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, e entrou em vigor, a nível europeu, a 1 de julho. Em Portugal os certificados digitais começaram a ser emitidos no dia 16 de junho.