O espírito do Twitter é a partilha do momento, em curtas frases, assim como a publicação de notícias. E a rede social sempre manteve as suas ferramentas simples, levando ao constrangimento quem necessitasse de partilhar mensagens a determinadas horas sem poder ter acesso ao website. Para colmatar essa ausência é possível usar ferramentas externas, como o Tweetdeck, mas estas são normalmente pagas, além da necessidade de lhes dar acesso à respetiva conta do utilizador.

O Twitter decidiu oferecer a funcionalidade, já disponível, para que produza a sua mensagem e opte por uma hora ou data que seja conveniente. A funcionalidade estava em produção desde o ano passado, tendo sido lançada em forma de beta no início do ano para utilizadores selecionados, chegando agora ao público geral.

Pode ver o pequeno ícone do calendário junto aos emojis. Pode definir a hora e a data da respetiva mensagem para a programar. Se tiver mais que uma mensagem programada pode verificar no mesmo quadro um botão para a opção “Tweets programados”, onde ficam listados os posts em “pipeline”. Apenas não pode programar em cadeia, ou seja, aquelas mensagens que ocupam mais que um post.

Para o caso de ser interrompido enquanto está a escrever uma mensagem, também pode agora gravar o rascunho, bastando premir o botão da cruz, para fechar as janelas. Quando pretender retomar a mensagem, pode consultar os tweets em rascunho e os que estão programados.

O Twitter continua a introduzir algumas novas funcionalidades, depois de recentemente ter estreado as mensagens sem resposta, ou limitadas a quem segue ou utilizadores que sejam mencionadas.