A Associação Mundial de Jornais está preocupada com o impacto da utilização dos conteúdos informativos pelos motores de busca, de forma gratuita e sem controlo. A organização, que representa 18 mil publicações, emitiu uma declaração onde reconhece os benefícios da utilização dos seus conteúdos por motores de busca como o do Google, do Yahoo ou do MSN, já que dessa forma a informação é agregada e chega ao utilizador final de forma mais fácil.
Contudo, a associação está preocupada com os impactos negativos deste acesso livre e sem qualquer compensação para quem produz a informação, à luz de várias iniciativas recentes de despedimentos em alguns dos mais emblemáticos grupos de media.
Estes movimentos reflectem as dificuldades financeiras das organizações, que decorrem da redução das vendas em banca, alega a associação que acusa as empresas de Internet de construírem os seus modelos de negócio em torno da exploração de conteúdos gratuitos.
Para já, a associação não detalha as suas intenções mas adianta que está a estudar as possibilidades de acção e garante que vai "combater a exploração de conteúdos".
Recorde-se que a agência France Press chegou ao mesmo tipo de conclusão e recorreu aos tribunais para impedir o Google de continuar a usar os seus textos e fotos no serviço de notícias.
Notícias Relacionadas:
2005-03-22 - Google News exclui AFP reagindo ao processo judicial levantado pela agência
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários