A Google anunciou finalmente o nome da cidade onde vai instalar a sua rede de fibra óptica de alta-velocidade. Kansas City foi a escolhida depois de "uma cuidadosa avaliação", escreve a empresa no seu blog.

A cidade com cerca de 146.000 habitantes, e situada no Estado norte-americano com o mesmo nome, será objecto de um projecto-piloto que vai dotar a comunidade de acessos à Internet a uma velocidade de 1 gigabit por segundo (1Gbps) - 100 vezes mais rápida que a velocidade média nos EUA.

A Google, que demorou um ano a escolher a cidade que iria acolher o projecto, explica que procurava um local onde pudesse "construir de forma eficiente, ter um impacto sobre a comunidade e desenvolver relações com os órgãos de governo locais e as organizações comunitárias".

Ao apelo da gigante das pesquisas tinham respondido 1.100 cidades, dispostas a mostrar o quanto desejavam ser as anfitriãs da iniciativa. Um dos casos mais mediáticos foi o de Topeka, também no Kansas, que mudou temporariamente o nome para a "Google, Kansas: a capital da fibra óptica". Mas não foi a única, Rancho Cucamonga, na Califórnia, passou a chamar-se Rancho Googlemonga.

Desde Março de 2010, as "provas" prestadas por cidades e habitantes sucederam-se, captando a atenção da empresa e da imprensa, que foi dando conta de algumas das loucuras cometidas em nome da Google, como o TeK também relatou.

Ontem a empresa acabou com a espera, ao anunciar online a vencedora - que até já conta com um site oficial para o efeito. A confirmarem-se as previsões dos responsáveis, o serviço deverá ficar disponível em 2012, estando a ser estudada a possibilidade de outras cidades entrarem, entretanto, no "mapa" da "Internet ultra-rápida" da Google, adiantaram.