Reiterando a mensagem deixada na sua primeira carta enquanto nova CEO do Web Summit, Katherine Maher deixa claro que, ao assumir a liderança, quer abrir um novo começo para a organização e para a conferência, que deve ser ligar pessoas e ideias num espaço de diálogo e não o centro das conversas, como tem acontecido desde a saída de Paddy Cosgrave. 

Quando questionada acerca da saída do anterior responsável e se o mesmo continua a exercer algum tipo de funções, Katherine Maher afirma que Paddy Cosgrave demitiu-se porque a situação se estava a tornar numa "distração" demasiado grande para o sucesso do evento. De momento, o ex-CEO está totalmente afastado não só do cargo que ocupava, mas também de outras funções na organização.

Recorde-se que, que Paddy Cosgrave demitiu-se do cargo depois de várias empresas, incluindo a Meta e a Google, cancelarem a participação no evento, em Lisboa, na sequência de afirmações que fez sobre Israel.

Para Katherine Maher, que assumiu funções há cerca de duas semanas, "ter um entendimento completo de todos os aspectos de um evento de tão grande dimensão" foi um dos aspectos mais complicados desta transição e que tem aprendido muito ao longo destes dias. 

"Dizem-me que uma pessoa não compreende realmente o Web Summit até estar lá e, felizmente, para mim isso aconteceu duas semanas depois de ter começado", afirma Katherine Maher.

Este ano e ao contrário de edições anteriores, os grandes nomes da tecnologia não marcam presença no evento, mas para a CEO, não é isso que realmente importa.

"O Web Summit começou como uma oportunidade para ligar startups, elevar o ecossistema de startups e celebrar o trabalho que os empreendedores estavam a fazer", detalha. Em 2023, o número de startups presentes voltou a bater recordes e, de acordo com o feedback que a organização tem recebido das empresas e dos participantes é que o foco nas startups e nos empreendedores tem sido, de certa forma, "uma memória bem-vinda" das origens da conferência.

Katherine Maher afirma que o entusiasmo que quem está cá continua a dizer muito sobre a relevância do Web Summit, mesmo que a edição deste ano não tenha oradores considerados como grandes figuras no mundo da tecnologia. 

A propósito de figuras, sobretudo empresas, mas também parceiros, que inicialmente consideraram não marcar presença após as declarações de Paddy Cosgrave, a CEO do Web Summit indica que, após a transição na liderança, vários optaram por mudar de ideias. Outros que cancelaram a participação sinalizaram também as suas intenções de regressar em edições futuras, afirma, no entanto, sem fazer revelações sobre nomes ou até números de empresas e parceiros.

O Web Summit 2023 em números

Ainda ontem, a organização do Web Summit partilhou os números que marcam a edição deste ano, alguns dos quais foram também mencionados por Katherine Maher durante o início da conferência de imprensa. Nas palavras da responsável, este está a ser um evento recorde, com 70.236 participantes. Para receber este número de pessoas, o espaço do evento expandiu em 5%, para cerca de 215.000 metros quadrados, o equivalente a 1.099 campos de ténis".

Deste conjunto, onde 153 países estão representados, 43% são mulheres, uma percentagem que passa para 35% quando olhamos para os oradores desta edição. Há também Das 2.608 startups presentes nesta edição da cimeira de de tecnologia e empreendedorismo e quase um terço foram fundadas por mulheres.

Veja as fotos do Web Summit 2023

O Web Summit 2023 conta também com a presença de 321 parceiros com expositores. Além disso, o grupo de presidentes executivos, startups, investidores, media, reguladores e criativos vai participar em 1.180 reuniões de investidores, 70 masterclasses, 17 rondas de competições Pitch, 25 eventos noturnos, onde se incluem as festas Night Summit em Lisboa.

O SAPO TEK mudou a redação para o Web Summit e até 16 de novembro está a acompanhar tudo o que se passa na conferência e nos eventos paralelos que sempre decorrem em Lisboa. agenda é longa e há muito para descobrir dentro e fora dos palcos.

Pode acompanhar tudo no nosso especial do Web Summit 2023 e também ver a transmissão em direto do palco principal com o SAPO.

Nota de redação: a notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 13h05)