A nova vida da Kodak não está a elevar a empresa a novos patamares de sucesso. Na verdade, os mais recentes lançamentos da empresa no segmento digital não só não inovaram, como chegaram a surpreender pela negativa, como foi o caso do smartphone Ektra, que o TEK teve a oportunidade de analisar em detalhe.

Os planos para o futuro, contudo, anunciam uma viragem de 180 graus que vai dar ao segmento das criptomoedas.  Num comunicado feito esta semana, a marca norte-americana anunciou uma parceria com a Wenn Digital para o lançamento da KodakOne, uma plataforma de venda de imagens que funcionará com a KodakCoin, uma moeda virtual baseada no negócio da fotografia.

Em teoria, este sistema assegura que os autores são pagos imediatamente assim que o consumidor comprar uma dada fotografia. Em troca, a KodakOne compromete-se ainda a navegar pela internet em busca de violações aos direitos de autor das fotografias que contempla.

A moeda vai ser lançada no próximo dia 31 de janeiro e o preço das ações da empresa já duplicaram desde que o anúncio foi feito.

Neste caso, a Kodak não está apenas a enveredar por uma das tendências mais "quentes" do mercado, mas sobretudo a oferecer uma solução a um dos problemas que mais fustiga os fotógrafos envolvidos na comercialização das suas imagens online: esperar pelos valores pagos pelos clientes.

O sucesso deste modelo, só o tempo o definirá.